Missa de Encerramento do 7º Incendeia Juventude

A missa de encerramento do 7º Incendeia Juventude foi presidida pelo nosso Bispo Dom Edmilson, que em sua homilia enfatizou os dizeres de Jesus no sentido de que não é possível servir a Deus e ao dinheiro. Esse amor ao dinheiro, a riqueza, ao possuir, cria um abismo entre a vida e a morte. A quem ama o dinheiro, nem Jesus Cristo ressuscitado consegue fazê-lo acreditar, pois, a pessoa já fez a sua opção. 

A palavra de Deus hoje, nos convida a algo novo, que é a opção pelos pobres. Não significa desprezar os ricos, mas, priorizar os pobres. Somos chamados a exaltar a partilha, a comunhão e a caridade. Optarmos pela decência e a simplicidade.

A raiz de todos os males do mundo é o amor pelas riquezas, amor pelo poder, amor pelo ter. Nós somos tentados todos os dias por satanás a vivermos a idolatria do dinheiro, por isso, devemos procurar entender a mensagem de Jesus, entender a sua obra de salvação.

A ponte da comunhão nos faz crescer e ficarmos mais próximos do reino de Deus. 

3ª Pregação - Ide como Maria - Bruno Otenio


A terceira pregação do 2º dia do 7º Incendeia Juventude foi feita pelo Seminarista Bruno Otenio que iniciou a pregação dizendo que nós vivemos de baixo da graça de Deus, e essa graça é o amor gratuito d’Ele, as curas, as libertações. A maior graça de Deus é Jesus, Ele é a verdadeira palavra de Deus, Jesus é o verbo encarnado. Nós também somos palavra de Deus, somos obra prima d’Ele e do Espírito Santo. 

Maria foi a maior palavra de Deus que Jesus já pronunciou no mundo, o melhor exemplo de como seguir Jesus é o dela. Ela vivia plenamente a palavra de Deus. Maria teve o próprio Jesus em seu ventre, escutou a palavra de Deus e a colocou em prática. “Siga o exemplo dela, reflita a palavra de Deus em sua vida, se volte a Maria que encontrará Jesus.”

Não é possível preencher o nosso vazio com as coisas do mundo, somente Deus pode preencher esse vazio. Por isso, para quê perder tempo com as coisas do mundo?

Em tudo que você for fazer, faça com amor. O nosso coração deve estar sempre voltado para Deus, em tudo o que formos fazer, devemos refletir o amor d’Ele. Maria é o maior de todos os sacrários que já carregou Jesus. Se nós adoramos Jesus no sacrário, porque não adorá-lo no sacrário vivo que é o nosso irmão? 

“Ide como Maria, imite os passos dela, o tempo todo em silêncio seguindo Jesus. Se tiver fé, você será reconstruído pela misericórdia do Pai. Para mudar o mundo, primeiro, mude você mesmo, mude o seu coração. Tenha disposição pra lutar contra o pecado.” 

7º Incendeia Juventude - 2º dia

1ª Pregação - Reconstruídos pela misericórida do Pai - Lamarque

A primeira pregação do 2º dia do 7º Incendeia Juventude foi feita pelo pregador Lamarque da Diocese de Osasco, com o tema Reconstruídos pela misericórdia do Pai.
Lamarque iniciou com a leitura do Envangelho de Lucas (15,10-32), palavra esta na qual o pai tem um sonho para o seu filho, mas o filho deseja seguir outros caminhos e o pai permite.

Durante a abordagem, disse aos jovens que Deus tem um projeto de vida para cada um de nós, Ele sonhou conosco antes mesmo de termos sido formados. Nós temos planos, projetos e sonhos para a nossa vida, é isso que nos impulsiona na vida.

Na reflexão da palavra, antes de ir embora, o filho não estava com o pai por amor, mas pelas regalias que o pai lhe proporcionava. Depois de enfrentar dificuldades, o filho se arrepende e decide voltar. Nós devemos estar aqui pois Jesus veio para nos salvar, temos que estar aqui por Jesus.

Deus projeta coisas para a nossa vida e, as vezes, não seguimos a vontade dEle, o senhor nos da a liberadade de escolher e nos acolhe quando decidimos voltar. Só o amor do pai vai reconstruir por dentro e por fora.

A palavra de ordem para nós hoje é: Volta! Jesus quer reconstruir sua história, Ele quer renovar a sua vida, se abra para o Espírito Santo, pois sem a ação dEle ninguém pode ser reconstruído.

Deus me ama, ama você e quer nos ver reconstruídos e nos caminhos dEle.

2ª Pregação - O Espírito Santo repousa sobre mim - Thiago Santos

A segunda pregação do 2º dia do 7º Incendeia Juventude foi conduzida pelo Thiago Santos membro do núcleo diocesano do Ministério Jovem de Guarulhos. Thiago iniciou a pregação dizendo que para que haja avivamento em nossas vidas, a primeira coisa que devemos fazer é abrir o nosso coração para a graça de Deus. 

Em toda a palavra de Deus, todos que queriam ficar mais próximos de Deus subiam as montanhas, mas, para chegar nas montanhas precisamos passar pelo vale. Passar pelo vale é passar por dificuldades, por provações, não é porque estamos procurando a Deus que não passaremos por dificuldades. 

Há momentos em nossas vidas que alcançaremos os nossos sonhos e estamos próximos do Senhor. Da mesma forma, existem momentos em que teremos problemas, mesmo que em oração, mas, nada nos separa do amor de Deus, Ele sempre caminha conosco. 

Nós que fazemos parte da Renovação Carismática Católica, sabemos que um dos carismas é a Profecia, precisamos exercitar esse carisma e por meio Dele podemos anunciar as bênçãos.

 “Não deixe os seus sonhos morrem em seu coração, a graça de Deus é muito grande. Não seja desanimado, se está vivo, não pode estar desanimado. Levanta, desperta tu que dormes! Levanta juventude de Guarulhos! Aqui será lugar de curas, milagres e prodígios.” 

7º Incendeia Juventude - 1º dia

Sábado, 24 de setembro de 2016, aconteceu em nossa diocese o primeiro dia do 7º Incendeia Juventude.

Com o tema “Reconstruídos pela Misericórdia do Pai”, o encontro se iniciou com muito louvor e oração, repleto da presença do Espírito Santo e da intercessão de Maria.

Por meio do momento da Adoração ao Santíssimo conduzido pelo Pe. Weber, os jovens tiveram um profundo encontro pessoal com o Senhor, que muitas bênçãos e graças derramou sobre todos, retirando o peso das obrigações e nos devolvendo a alegria de celebrarmos e estarmos na presença do Senhor.

Após a Adoração, aconteceu a primeira pregação do encontro com o nosso coordenador estadual do Ministério Jovem Adriano Souza, que trouxe para os jovens uma reflexão sobre a essência em que fomos gerados e a necessidade de voltarmos a essa essência, que é o amor de Deus.

Encerrando o primeiro dia desse encontro, foi realizado pelos jovens participantes dos MJs um luau, na qual o Senhor se fez presente por meio de cada canção e ministração de dança, levando os jovens a um verdadeiro encontro com o amor e a misericórdia de Deus.