8º Incendeia Juventude

Resumo – 1º Dia 

Iniciamos nesse sábado (18/11) o 8º Incendeia Juventude com o tema Sentinela Espalhando a Chama. O encontro teve início com o Santo Terço e o momento mariano, seguido de muita animação e louvores.

Nesse primeiro dia contamos com a presença de Fabinho e Regiane, que juntamente com seu ministério de música conduziram o encontro. Para encerrar as atividades desse dia, os jovens dos MJs reproduziram o teatro Canto das Írias, trazendo também o testemunho de jovens que tiveram suas vidas transformadas por meio do Ministério Jovem. Após os testemunhos, o Diácono Leonardo conduziu o momento de Adoração ao Santíssimo.

1ª Pregação – Pe. Rodrigo Burim (Digão)

Com o tema “Preparai o Caminho (Lc 3, 16-17)”, Pe. Rodrigo Burim iniciou a pregação contando o seu testemunho, relatando que teve o seu encontro pessoal com Deus, mas, em 2004 Deus queria fazê-lo experimentar o novo por meio do ministério de música. Dentro do ministério pode conhecer o amor de Deus e se encontrar com Ele cada vez mais na Renovação Carismática.
Conta que Simon ao iniciar o Ministério Jovem na diocese de Guarulhos convidou-o para ser o seu vice coordenador. Assim, em 2004 aconteceu o primeiro encontro diocesano do Ministério Jovem, onde aconteceu o derramamento do Espírito Santo sobre a RCC e o MJ, “Foi uma experiência muito profética na minha vida, nós seríamos como João Batista para preparar o caminho do Senhor, tudo que fazíamos era para Deus ter acesso ao coração dos jovens. Se vocês não buscarem a vida nova em Cristo, não vão conseguir levar outros jovens para Cristo. Minha vida passou a ser de entrega total à evangelização e, ainda era pouco, pois eu queria mais e queria que outros jovens sentissem assim como eu o amor de Cristo.”.
Ao proclamar o Evangelho de Lucas 3, 16-17, Pe. Rodrigo enfatizou que João Batista já tinha feito sua experiência com o amor de Deus no ventre de sua mãe. Desde o ventre da sua mãe eu já te conhecia e consagrava a ser profeta do amor de Deus para as nações, e assim o fez.

Resumo - 2º Dia

Iniciando o segundo dia do 8º Incendeia Juventude, tivemos a oração do Santo Terço, seguido de louvores e acolhida aos jovens.
Após, tivemos a apresentação do ministério de dança em louvor a Nossa Senhora e o momento mariano.

1ª Pregação - Guilherme

Com o tema "Se alguém tiver sede, venha a mim e beba" (João 7,37-39 / Is 42, 1-3) Guilherme da Diocese de Osasco iniciou primeira pregação do 2º dia do Incendeia, ele começou com perguntando Como estávamos quando chegamos aqui hoje? Qual o estado da nossa sede? Espiritualmente falando como você chegou aqui nesse final de semana? Você esta desidratado? 

Foi feita a leitura de João 7,37-39, naquela época eles o sacerdote faziam um ritual onde enchia um vaso de ouro com água e despejava no altar, ao mesmo tempo acontecia o canto de haleu, um grande louvor em agradecimento a Deus. Jesus disse se alguém tem sede, venha a mim e beberá nesse momento todo o ritual parou.

A desidratação pode levar a morte, não sei há quanto tempo você esta com sede e nem de quanto é essa sede, mas tenho certeza de que Jesus quer nos dar de beber e acabar com a nossa sede hoje.

Todas as pessoas tem dúvidas, questionamentos mas Jesus é a resposta de todos os nosso questionamentos, Ele está aqui essa manhã e quer ser a sua resposta. A verdade existe, a verdade é uma só, a verdade é Jesus de Nazaré. Jesus se apresenta no meio dos doutores da lei e diz eu sou o caminho, a verdade e a vida. Jesus veio aqui para colocar em nossos corações de que ele é a verdade em nossas vidas.

Guilherme falou que muitas fezes nós somos orgulhosos, a água esta próxima, mas nós não procuramos saciar nossa sede, quando nós nos achegamos a Jesus não haverá mais sede. Ele é a resposta de tudo. Muitas vezes nós procuramos saciar nossa sede com outras "águas" sujas, impuras e ficamos desgastados sem forças pois não estamos indo a verdadeira fonte. Talvez existam pessoas aqui que estão quase mortas, secas, sem animo para nada. Mas hoje você não sairá daqui desidratado, vamos diretamente a fonte.

Você é filho amado de Deus, você é um vaso de Deus, você é templo do Espírito Santo, você foi criado a imagem e semelhança dEle e foi feito para carregar aquilo que é mais sagrado que é o Espírito Santo de Deus, você foi feito para carregar água pura.

Dentro de você habita um Deus grandioso, se achegue a água, se achegue a fonte. Se arrependendo e entregado a sua vida a Jesus emanarão rios de águas vivas, não haverá mais sede. Hoje é um dia de decisão para todos nós, jovem chega de tentar se encher com água impura, hoje Deus quer saciar a sua sede verdadeiramente, Ele conhece nossas necessidades a única coisa que precisamos fazer é abrir o coração.

2ª Pregação - Tiago

A 2ª pregação foi feita pelo Tiago da Diocese de Guarulhos, teve o tema: Esperança do novo que virá (Atos 1,4 / Ecle 2). Nós somos sempre cheios do espírito santo, mas muitas vezes não acreditamos nisso.

Tiago falou que precisamos trabalhar em nós a obediência. Em diversos momentos em nossa vida não temos paciência de esperar a promessa de Deus em nossas vidas.

O Incendeia é sempre muito bom, estar com nossos irmãos é sempre bom, mas é necessário que sejamos sentinelas o tempo todo, é necessário que mantenhamos o nosso sim a Deus independente das adversidades que estejamos passando. Precisamos ser sentinelas no trabalho, em casa e nos manter firmes em nosso chamado.

Tiago testemunhou que teve muitos momentos de sua vida em que estava ferido, machucado e via a graça de Deus acontecendo na vida dos seus irmão e ficava feliz por isso, mas perguntava a Deus quando isso aconteceria em sua vida?

As coisas são difíceis nós passamos por dificuldades, provações, jovem se você sonhou alguma coisa grande, aguarde a promessa de Deus acontecer na sua vida. Amado espere no senhor, aguarde, prepara a sua alma para a provação. Se você quer ser um sentinela da manhã é preciso perseverança. Muitas vezes você não vai estar bem para evangelizar, vai esta com coração machucado, mas existirão pessoas que precisarão de você pessoas que tem em você um exemplo. Deus quer ver o seu testemunho, o seu testemunho vale muito mais para contribuir com o reino de Deus do que qualquer outra coisa que você faça.

Mesmo nas tribulações em meio as dificuldades devemos ser fieis. Deus esta te podando, Deus esta te lapidando não para que você sofra. Ele esta te formando, ele esta te preparando para obras maiores. É preciso ter fé, jovem. Se comporte com um batizado mesmo quando as coisas não vão bem, mesmo quando tudo vai mal nós devemos continuar sendo sentinela da manhã. Se comporte com um batizado mesmo quando as coisas não vão bem, mesmo quando tudo vai mal continue sendo um sentinela da manhã. Pare de viver como um derrotado, Deus tem coisas grandes para a sua vida para isso só depende de você, só depende que você profetize a graça de Deus em sua vida.

3ª Pregação - Ana Paula

Com o tema Espalhando a chama Ex 3,1-6 Ana Paula, Coordenadora do Ministério Jovem da Diocese de Guarulhos iniciou a 3ª pregação do dia. Ela começou dizendo que sempre era questionada por alguns jovens que perguntavam se existe fórmula para ser sentinela da manhã, mas não existe uma fórmula, ser sentinela da manhã é uma vocação e um chamado para a vida inteira. Não existe nenhuma fórmula para ser sentinela, mas o senhor derrama o Espírito Santo. É preciso assumir esse chamado.

É no seu ministério jovem que você precisa mostra o seu melhor, independente da quantidade de jovens aqui nessa tarde é um exército que esta se levantando. Se você esta onde esta hoje é porque o senhor te escolheu, e você precisa levar os jovens além, levar os jovens para o céu.

Nós estamos dormindo e quando isso acontece o inimigo entra, destrói e confunde. O Espírito do comodismo tem tomado conta de nós. Hoje nós estamos presos às estruturas, mas o fogo se levanta no grupo de oração, no ministério jovem e nós somos essa chama e precisamos levar esse fogo. Não existe segredo é apenas se colocar na intimidade com o senhor e ir além. Se queremos anunciar precisamos ir além, esse além é o nosso comodismo, preguiça e falta de espiritualidade porque muitas vezes sem ao menos nos colocar na presença de Deus dizemos que não sentimos a presença de Deus, sem ao menos tentar essa proximidade.


Vamos espalhar a chama, toma posse, o senhor nos chama a levar a nossa chama, a nossa sarça, a nossa identidade de Renovação Carismática Católica. O céu fica em festa com o seu sim porque você foi além, porque em meio a problemas em nosso ministério não desanimamos, continuamos. Sentinela da manhã espalhando a chama, isso é uma profecia. Assumimos a missão de incendiar a Diocese de Guarulhos e iremos espalhar a chama em todos os lugares. 

Assembleia Geral Extraordinária para eleição da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal

No dia 05 de novembro de 2017, aconteceu na Capela São Francisco Xavier a Assembleia Geral Extraordinária para eleição da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da RCC Guarulhos.

Estiveram presente os coordenadores de ministérios, os membros do Conselho Diocesano, composto pelos coordenadores de grupo de oração, a diretoria executiva e o conselho fiscal em exercício, bem como o assessor espiritual Pe. José Miguel.

Inicialmente Dr. Roberto, advogado da diocese, apresentou o Estatuto da RCC Guarulhos, esclarecendo as modificações inseridas que foram aprovadas em assembleia.

Passado para o momento eletivo, presidindo os trabalhos contamos com a presença do Marcos Paulo, membro do Conselho Estadual da RCC São Paulo, Dr. Roberto e a secretária diocesana Maria Eunice.

Dentre os candidatos indicados pela Assembleia Diocesana, Francisco Oliveira coordenador do Grupo de Oração Sagrada Família da paróquia Santo Alberto Magno, foi eleito para assumir a Presidência da RCC Guarulhos biênio 2018/2019, sendo o segundo mais votado Thiago Santos, coordenador da Fornia Bonsucesso.

Após, o eleito Francisco Oliveira fez a nomeação da nova Diretoria Executiva, a qual será composta por Edis como Secretário Geral e Douglas na função de tesoureiro.

Ainda em Assembleia foi realizada a eleição do Conselho Fiscal, sendo eleito para Presidente Roberto Victalino, Douglas como Tesoureiro e como suplentes Luciano, e Mônica.

Todos os eleitos passam a assumir seu mandato a partir de 1º de janeiro de 2018, encerrando suas atividades em 31 de dezembro de 2019.

Muticom


Com o tema “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”, a Pastoral da Comunicação da Diocese de Guarulhos promove no dia 26 de abril, domingo, das 8h às 17h, o 4º Mutirão Diocesano de Comunicação (Muticom). O evento contará com as presenças de dom Edmilson, dom José, irmã Celeste entre outros.

O anjo comunicou a Maria os desígnios de Deus, Jesus é a boa nova que precisa ser anunciada sempre, com isso, acontecerá o 4º Mutirão Diocesano de Comunicação (Muticom), onde as pessoas terão a oportunidade de partilhar, conhecer e receber formação sobre este dom que é comunicar.

Celebrando Pentecostes

No dia 04/06
foi realizado o celebrando Pentecostes no centro diocesano de pastorais, onde deu-se início com a reza do Santo terço, consagrando todo o dia e momentos ao Imaculado coração de Maria, após ocorreu um momento de louvor e animação, clamando o Espírito Santo sobre cada um que ali estava. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Primeira pregação:


Carlos da Diocese de Bragança Paulista e Coordenador do ministério de pregação ministrou a primeira pregação.
Com o seguinte tema : "Maria mulher de Pentecostes" (Atos Dos Apóstolos 1-12,14).
Carlos começou dizendo que nesse primeiro momento teremos uma experiência com Maria que foi a mulher de Pentecostes. Enfatizou ainda que Maria já estava plena, junto com os apóstolos aguardando o derramamento do Espírito Santo e que somente passa pela Cruz quem estiver cheio dele.
Carlos pediu para que possamos abrir o nosso coração, e permitimos que o braço do Espírito Santo "entre em nós" e consequentemente com a mesma atitude de Maria acreditemos em seus feitos.
Carlos tem uma deficiência visual mais disse que através do amor de Deus pode ver o olhar dele penetrando em nosso ser.

Deu ênfase as seguintes frases:
"O senhor nesta manhã quer curar as nossas feridas "
"Mais aquele que se abre ao dom do Espírito Santo não entra em crise "
"Não se preocupe se ocupe "

Terminamos pedindo que o Espírito Santo de Deus viesse como em Pentecostes pela intercessão da Virgem Maria e nos fizesse novos.

 

Homilia:
A Homilia foi feita pelo Bispo Dom Edimilson Amador Caetano, que nós lembrou da solenidade de Pentecostes aos olhos de Deus e dos seus discípulos. Dom Edimilson disse que precisamos estar abertos a este Espírito que nos renova todos os dias.
Logo após ouvirmos a esta linda Homilia tivemos a graça de poder agradecer com nosso carisma.

"Pentecostes pode ser conhecido, porém é um mistério que se renova a cada dia"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na adoração realizada pelo Diácono Fábio,

Fomos chamados a nos derramar em Deus assim como os apóstolos com Maria se derramaram no cenáculo, nos levando a experimentar o novo batismo do Espírito Santo, após passear com Jesus no meio dos que ali estavam, o Pregador Carlos rezou pelo Diácono dizendo que ele será o padre que unirá novamente outros padres, que ele será o padre da Humildade. O Diácono conclui a adoração dizendo-nos que somos uma comunidade e devemos estar em unidade, onde Deus estava restaurando-a.
Iniciou-se a segunda pregação do dia, presidia pelo Pregador Carlos - Diocese de Bragança, com o tema "E todos ficaram cheios do Espírito Santo", em que proclamou que Deus estava curando muitas pessoas que ali estavam, levando-as a abrir o coração para tais curas, confirmando a cada um de nós que somos marcados pelo fogo do Espírito Santo.
O nome da renovação carismática católica surgiu com a oração de um pastor, em que Monsenhor Jonas diz que "A renovação é o substantivo, e o Carismática é o adjetivo", dizendo a cada um de nós que somos o Adjetivo de Deus. o mesmo citou a beata helena guerra que enviou uma carta ao papa da época sobre o Espírito Santo, onde o mesmo consagrou o século XX ao Espírito Santo, onde o mesmo podemos ver que não é algo abstrato, mas sim concreto em que vemos solidificar na minha e sua vida.
Ao ir terminando sua pregação disse a cada um que estava ali que ao voltar gostaria de ver este povo arrebentando no Espírito Santo, onde levantava uma geração de santos.
Termina dizendo que visualizava uma nuvem negra sendo tirada pelos braços de Deus de cima de nossa Diocese, tornando eficaz ainda mais o derramar do Espírito Santo sobre cada um de nós.